29 dez
Oi bonitas,
Quase todas as vezes que eu pergunto no face, no instagram ou até mesmo minhas amigas qual é a maior dificuldade delas na hora de se vestir, a resposta é: combinar as cores do look. Por isso, decidi criar uma série de posts aqui no blog para auxiliar vocês na hora de saber quais cores harmonizam melhor. Mas, é impossível introduzir esse assunto sem apresentá-las ao círculo cromático.

O círculo cromático é um círculo formado por 12 cores: as primárias, que são azul, vermelho e amarelo; as secundárias que são laranja, verde e violeta e que são obtidas através da mistura das cores primárias; e por fim as terciárias que é qualquer cor formada através da mistura das cores primárias e secundárias.
Além disso, as cores também são classificadas entre quentes: amarelo, laranja e vermelho; e frias: azul, lilás e verde. Vocês se lembram das aulas de artes na escola? Então, é essa mesma classificação que aprendemos lá, ela vale para os looks mas também para decoração de casa, enfim, para todo e qualquer tipo de decoração. No círculo, as cores ficam dividas entre quentes e frias para facilitar.

Combinando as cores:
Baseando no que foi explicado até aqui, existem quatro tipos de maneiras de combinar as cores. Elas são: análoga, complementar, triádica e monocromática.


Como o próprio nome já diz, a combinação análoga é composta por cores parecidas. Usando o circulo cromático, basta usar as cores que ficam lado a lado como no desenho. Lembrando que, eu coloquei a seta no amarelo para exemplificar. Se você for usar, por exemplo, rosa, então a cor a análoga a ela é vermelha, ou roxa.


Para uma combinação complementar – que é a minha preferida -, as duas cores escolhida devem estar frente a frente no círculo. Exemplo, a cor complementar do azul é o laranja. Esse é um tipo de combinação que chama total atenção;


Para compor uma combinação triádica, é necessário imaginar, além da seta retra que entra numa cor e sai na outra de maneira complementar, uma no meio dela, como um relógio de três ponteiros. A terceira cor, sempre fica no meio das cores complementares. 


A combinação monocromática já teve seu espaço aqui no blog. Ela é mais simples: o look todo deve ter a mesma cor, podendo variar entre tons mais claros e escuros dela, ou não. Reveja o post clicando AQUI.

E então meninas, ficou mais claro entender o que é combinar cor e como fazer?
A continuação dessa série será todas essas combinações de cores na prática, com várias dicas de look. 
Espero que tenham gostado.
Um beijo e até o próximo post.

  1. Lavanda is the new black | Modelando nov 22, 2018

    […] elas, a cor lavanda ficará em evidência. Popularmente conhecida como lilás, o lavanda é uma cor fria, mas bastante democrática. Para apostar nessa trend, a criatividade entra em jogo. O look […]