10 jan
Não é fácil ter um blog.
Recordo-me que, nos primórdios dessa era de digitais influencers, quem tinha um blog era porque gostava de escrever, gerar conteúdo, entreter e comunicar. Era algo feito do fundo do coração.

Hoje, algumas vezes isso acontece, em outras, não. A blogsfera foi glamurizada. As pessoas criam suas páginas as cegas com a ilusão de ganhar grana, seguidor, status. O sucesso vem se você fizer bem feito, mas não é fácil.

Então, ser uma blogueirinha não é algo para qualquer um. Uma foto bonita não faz de você blogueirinha, uma festa bacana também não, uma vida na balada, viagens ou um look bonito muito menos.

O que faz você ser uma blogueirinha é sentar a bunda na cadeira, criar um layout bacana, entender seu público, ser criativa, pensar fora da caixinha e gerar conteúdo A TROCO DE NADA. Por paixão, desejo, amor. Escrever algo que as vezes, muitas vezes, não vai ter o retorno que você quer ou até mesmo que aquele texto merece. Seu esforço quase nunca é recompensado, muito pelo contrário, é banalizado por pessoas que decidiram desmerecer o trabalho dos blogueiros por achar que a nossa vida é fácil.

Um post demora em média 3 horas para ficar pronto. As vezes a gente desiste porque não consegue passar o conteúdo da maneira que deseja, não tem a foto certa e nem a qualidade desejada.

Portanto, quando você vê grandes blogueiras viajando para fashion week de Paris, recebendo produtos de empresas, sendo convidada para eventos bacanas e etc, pense que ali existe um puta esforço recompensado. Esforço esse que nos faz virar a noite digitando e ficar bocejando no trabalho outro dia – ou você acha que blogueirinha não trabalha? -, nos faz parar o que estamos fazendo para anotar uma ideia no caderninho que não sai da bolsa, nos faz ficar horas procurando ou produzindo a foto ideal, nos faz ficar o dia inteiro divulgando incansavelmente aquele conteúdo, nos faz estudar bastante para não falar asneira, revisar o mesmo texto milhões de vezes para não postar nada errado, estudar técnicas de marketing e divulgação para ter um alcance maior.

Eu amo meu blog e esse sentimento sempre foi o suficiente para me fazer segurar a barra quando dá vontade de desistir. Sei que muitos banalizam ele, muitos não me apoiam, muitos acham perda de tempo. Mas é meu, do meu jeitinho e feito com muito esforço e ajuda dos poucos que acreditam no potencial dele.

Vamos combinar uma coisa então? Se chegou ate o final dessa leitura: pare de banalizar as blogueirinhas da vida e passe a respeita-las. E, na área que você escolheu, construa sua carreira, se esforce e torça para que ninguém, NUNCA te diminua.


  1. Sam Even jan 11, 2018

    Que desabafo! E desabafei junto. Sabe Natal, me incomoda muito essa banalização. Eu fico "ué blogueira não é quem escreve um blog?" Porque tô cansada de ver comentários do tipo "bem blogueirinha" em fotos de pessoas aleatórias. Um saco, um saco grande. Queria que essas pessoas entrassem nesse saco e fossem recicladas, porém a única coisa que posso fazer diante disso é respirar fundo e revirar os olhos. São tempos difíceis para os sonhadores. Beijos

  2. Luisa Reginatto de Oliveira jan 11, 2018

    Guriaa, que post maravilhoso! Eu tenho um ranço gigantesco de quem fica zombando de blogueiros nas redes, quem vê falarem parece que é só criar um blog que no dia seguinte já acorda rico e recebendo coisa das marcas. Minha vontade é sair mandando o link do teu post pra um monte de gente.
    http://www.lagrimasdediamante.com.br

  3. tainara mallet jan 11, 2018

    Ai meu deus esse post me deixou feliz porque é exatamente assim! Agora mesmo eu tava divulgando, e olha vejo que quanto mais a gente se esforça, luta, faz aquele post, luta pela melhor imagem, pensa no texto, as vezes investe $$ tudo pra agradar e ajudar quem lê.

    https://goo.gl/xjz1GR

  4. Deivyson Luan jan 11, 2018

    Que blogueirinha o que, é BLOGUEIRONA.

  5. Natália Macedo jan 11, 2018

    hahahahahaha!!!! obrigadaaa!

  6. Natália Macedo jan 11, 2018

    pois é hahahaha amor no que fazemos e só.

  7. Natália Macedo jan 11, 2018

    mana, fique a vontade para mandar hahahahahaha!
    isso irrita mesmo, fico bastante chateada.
    uma hora cansa hahaha

  8. Natália Macedo jan 11, 2018

    disse tudo, tempos difíceis para quem sonha e principalmente para quem corre atrás de realiza-los. Obrigada pelo comentário, lindona.

  9. Bell Costa jan 12, 2018

    ameeeeeeeeeeeeeeeeeeei muitoooo

  10. Antônia Farias jan 12, 2018

    "O que faz você ser uma blogueirinha é sentar a bunda na cadeira, criar um layout bacana, entender seu público, ser criativa, pensar fora da caixinha e gerar conteúdo A TROCO DE NADA. Por paixão, desejo, amor. Um post demora em média 3 horas para ficar pronto. As vezes a gente desiste porque não consegue passar o conteúdo da maneira que deseja, não tem a foto certa e nem a qualidade desejada." POR QUE COLOQUEI ISSO AQUI? SIMPLES POR QUE O SEU POST É INCRÍVEL, E MAS PURA REALIDADE. SEU TEXTO, SEU DESABAFO É O MEU E DE MUITAS OUTRAS BLOGUEIRAS POR AI, EU POR EXEMPLO ESTOU CANSADA DE OUVIR ALGUMAS PESSOAS PESSOAS FALANDO QUE VÃO CRIAR UM BLOG PARA GANHA "PRESENTES", CACETE NÃO BEM ASSIM QUE A COISA FUNCIONA, PARA FAZER O QUE FAZEMOS É MUITO MAS QUE ISSO. EU JÁ PRENDE E CONTINUO APRENDENDO COM O MEU BLOG TODOS OS DIAS, E ACHO UMA MERDA QUANDO FALO QUE TENHO UM BLOG, E A PESSOA DIZ NÃO VALE APENA. EU AMO O QUE EU FAÇO, AMO ESCREVER E SOU APAIXONADA POR ISSO, CUSTA INTENDER ISSO? SIM TODAS NOS SONHAMOS EM ESTÁ LÁ UM DIA JUNTO COM AS BLOGUEIRAS FAMOSAS, E ESTAMOS TRABALHANDO TODO DIA PARA ISSO. SUPER CONCORDO QUANDO VOCÊ DISSE QUE :"As pessoas criam suas páginas as cegas com a ilusão de ganhar grana, seguidor, status." ISSO ACABA COM O QUE ESTAMOS FAZENDO TRABALHANDO DURO TODOS OS DIAS, ENQUANTO OUTROS É SÓ POR DIVERSÃO; SER BLOGUEIRA É DIVERTIDO E MUITO, SÓ QUE DE UMA MAMEIRA RESPONSÁVEL.
    ENFIM O QUE QUERO DIZER É QUE O SEU POST É INCRIVEL E DISSE EXATAMENTE A VERDADE. BLOGUEIRINHA TRABALHA SIM, E MUITO.

  11. Natália Macedo jan 12, 2018

    é difícil, mas quando a gente ama a gente não desiste!
    obrigada lindona!
    bjs

  12. Natália Macedo jan 12, 2018

    obrigada! <3

  13. Natália Macedo jan 12, 2018

    é complicado, desmerecer o trabalho alheio é algo muito ruim, é um dinheirinho que – se conseguirmos ganhar – é honesto. <3

  14. Igor Cavalcante jan 15, 2018

    Nossa, seu post disse tudo! As pessoas generalizam demais! Acham que só porque um certo blogger é de um jeito, todos são! As pessoas tem que tentar conhecer mais e rotular menos! Amei o post!

    http://www.oigorismo.blogspot.com

  15. Camila Sousa jan 15, 2018

    Amei seu texto, expressa bastante o que vemos hoje em dia. O pessoal pensa que é fácil, mas não enxergam todo o trabalho por trás do conteúdo. Não imaginam que tiramos 200 fotos para achar 1 que se encaixe no post. Ou na fileira do insta. Desmerecer o trabalho dos outros é fácil,afinal um pouco disso é por inveja. Inveja de saber que não tem tanta capacidade assim para produzir conteúdo!

    Parabéns, texto íncrivel!!

    http://www.camilasousablog.com.br