01 dez

Não é novidade que devemos usar o protetor solar todos os dias – estando ou não calor – para proteger a nossa pele dos raios UVA, UVB e de doenças como o câncer de pele. Mas, você sabe qual deve ser o Fator de Proteção Solar (FPS) para o seu tipo de pele? No popular, a regra é: para as peles mais claras, FPS alto, para as mais morenas, o mais baixo atende. Mas, conversando com a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Teresa Noviello, descobri que estamos todos usando a proteção errada.

É que ela explica que a quantidade ideal para a proteção solar em um dia de praia, por exemplo, seria de 200 ml por dia. “Só atingiremos a proteção indicada no frasco do produto usando essa quantidade. Mas ninguém faz isso, é inviável”, aponta Teresa.

Ela acrescenta que, por isso, os dermatologistas preveem a exposição que a pessoa terá ao sol para então indicar o melhor número. “Para proteger contra doenças de pele a gente utiliza fatores como 50, 70 e até mesmo 90. Principalmente quando a pessoa for à praia ou praticar algum esporte ao ar livre”.

A reaplicação passa a ser essencial para que a proteção permaneça ao decorrer do dia. Mas, alguns acessórios podem ser aliados. “É necessário passar o produto mais de uma vez, principalmente nas partes mais expostas do corpo, ou seja, rosto, costas e a região do peito. Além disso, a proteção física é ideal. Boné, chapéu, óculos, tudo isso”.

 

Saber o tipo de pele é essencial para apostar no produto certo. “Por exemplo, uma pessoa com a pele oleosa, precisa de um produto específico para isso. Existem várias marcas e cosméticas que ajudam muito. É importante porque senão você não usa. Se compra um que não é ideal, passa e depois vem a acne e aí a pessoa desiste de usar”.

O alerta para cuidarmos melhor da pele, serve para o ano todo. “A hidratação, que deve ser feito o tempo inteiro, durante todo o ano todo e aumentada em épocas específicas, por exemplo, no inverno que é mais seco. E no verão, já que usamos mais o mar, piscina e a pele tende a ficar mais ressecada e irritada. E lembrar que a hidratação não vem só do creme, mas de tomar muita água e líquido também”.

Se a pessoa abusa do sol e acaba com queimadura, a ajuda profissional é a melhor saída. “As mais graves dão até bolhas que podem causar cicatrizes ou manchas. O correto é procurar um dermatologista para ver as queimaduras, ter sempre cremes calmantes e evitar a exposição ao sol nos próximos dias para que o ferimento melhore”.

  1. Magda Carvalho dez 03, 2018

    Pois é acho que ha pessoas que apenas usam protecor solar apenas no verão mas esquecem se que os raios ultra violeta existem todo o ano
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

  2. Lívia Madeira dez 03, 2018

    mt bacana seu post, o protetor é mesmo extremamente importante pra saude da nossa pele, e usar da maneira certa é fundamental pra sua eficiencia

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  3. Jennifer dez 03, 2018

    Nossa nem me fala, minha pele é extremamente oleosa e eu comprei um protetor que dizia ter o toque seco e era especial para pele oleosa, mas além do cheiro forte e irritante, ele deixou minha pele mais oleosa do que o normal. Isso é completamente verdade, se você comprar um e não se adaptar, a gente vai perdendo a vontade de usar.
    Eu procuro sempre usar protetor solar porque as marquinhas da acne acabam ficando mais escuras se eu descuidar.

    Blog Covil Dourado | Facebook

    • natalia dez 03, 2018

      Tb tenho pele oleosa e acne e sei bem o que vc está dizendo. Eu uso o Minesol, ele é ótimo!

  4. Kaila Garcia dez 03, 2018

    Amei seu post, confesso que amo cuidar da pele, mas as vezes acabo esquecendo o protetor!

    • natalia dez 03, 2018

      Principalmente em dias frios, acabamos esquecendo

  5. Pathy Guarnieri dez 03, 2018

    Eu uso protetor todos os dias, independente de sol ou não. Mas confesso que na região das mãos e braços acabo usando menos do que no rosto. Preciso me policiar quanto a isso. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    • natalia dez 03, 2018

      É quase automático focarmos só no rosto, né? Faço isso tb…

  6. Monique dez 03, 2018

    Um post mega importante e muito útil, principalmente agora que chegamos à época de mais exposição ao sol..

    • natalia dez 03, 2018

      Com certeza! Abraços!

  7. Cristiana Pinheiro da Nobrega dez 03, 2018

    Não saio de casa sem meu protetor, fiquei bem assustada com a quantidade de 200ml rs
    http://Www.achatadebatom.com

    • natalia dez 03, 2018

      pois é rsrs.. tb fiquei.. mas tem como compensar :*

  8. Anete Oliveira dez 03, 2018

    Nossa, a quantidade pro corpo é tipo um vidrinho por vez? Chocada! Eu uso no rosto tds os dias, no corpo não pq não me exponho quase ao sol. E hj em dia acontece das pessoas fugirem tto do sol que ficam sem vitamina D. Eu mesmo há alguns anos tenho q repôr essa vitamina com comprimidos e minha médica me mandou tomar sol sem protetor solar.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    • natalia dez 08, 2018

      Sim, mas a exposição guiada por um profissional, com certeza não te fará mal. Abraços

  9. Sabrina Santiago dez 04, 2018

    Tô chocada porque eu não fazia ideia de que precisava usar tudo isso. Eu ainda sou muito displicente, uso pouco no dia a dia, mas espero mudar esse hábito logo. Só fiquei doida de saber dessa quantidade. Uau!

    • natalia dez 08, 2018

      Sim, mas dá pra compensar a quantidade usando um FPS maior.. abraços